Exames

 

1) Quando a entidade mantiver convênio somente com o DAS e não com o IPE, apresente a carteira do DAS. O valor do exame não será cobrado no ato, e sim posteriormente, correspondente a 50% do valor faturado.

2) Nos locais conveniado com a AJURIS e com convênio IPE, o usuário poderá utilizar-se dos dois convênios. Neste caso, a franquia que é normalmente cobrada do paciente (40%) será faturada ao DAS, o qual arcará com a despesa, não sendo cobrada do associado qualquer importância. Assim, basta apresentar a carteira do DAS e do IPE , com requisição de médico credenciado ao IPE. Quando o profissional não for credenciado àquele Instituto, basta solicitar ao departamento de Saúde da AJURIS a troca da requisição por médico credenciado. (IMPORTANTE)

3) Não sendo entidade credenciada, o usuário, obviamente, não apresentará qualquer identificação. Deverá efetuar o pagamento e requerer reembolso nos moldes regulamentares, ou seja, com IPE - 100% e particular - 50%. Os outros 50% poderão ser descontados da próxima declaração de Imposto de Renda.

4) Quando o laboratório for conveniado do IPE e não do DAS, deverá o associado, que assim o desejar, fazer o exame pelo IPE, requerendo reembolso integral da diferença não coberta, ou seja, da franquia de 40%. (IMPORTANTE).

5) Check-up. O check-up diz respeito a uma bateria de exames realizados pelo paciente, a fim de verificar seu estado de saúde. Antigamente o DAS possuía em sua lista de benefícios o "check-up" para o participante. Este procedimento se justificava porque os exames eram restritos em tipo, quantidade, local e valor. Assim, de dois em dois anos eram reembolsados determinados tipos de exames (eletro de esforço, por exemplo) normalmente não cobertos, bem como uma consulta com clínico geral. Atualmente não existem mais restrições, desde que os exames realizados estejam reconhecidos pela Associação Médica Brasileira. Assim, os exames realizados pelo associado e seus dependentes a título de check-up seguirão as regras gerais do DAS, ou seja, 100% com IPE e 50% se particular. Se por ocaso o paciente optar por realizar o check-up de pacote oferecido por determinadas clínicas e hospitais, receberá reembolso de 50% do valor total pago. E, ainda, terá direito ao ressarcimento das consultas utilizadas.



2012 © Ajuris - Associaçao dos Juízes do RS - Todos os direitos reservados. - Rua Celeste Gobbato, 81 - Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-160 Porto Alegre/RS - Brasil - Fone: (51) 3284.9100 - Fax: (51) 3211.5360 - E-mail: das@ajuris.org.br