Odontologia

 

1. ATENDIMENTO

O Programa de Assistência Odontológica do DAS/AJURIS prevê o atendimento aos associados e seus respectivos dependentes, identificados através da Carteira.

A marcação dos atendimentos poderá ser realizada pessoalmente ou por telefone, diretamente no consultório e/ou clínica credenciada, informando pertencer ao convênio do DAS/AJURIS.

No dia do atendimento, o associado não pagará nada diretamente ao credenciado, apenas assinará uma Guia de Atendimento e Cobrança - GAC em nome do DAS/AJURIS, ficando com uma via.

2. UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA ATRAVÉS DE REDE CREDENCIADA

Com a utilização dos recursos através da Rede Credenciada, o associado está sendo beneficiado das seguintes condições:

- opção para escolher livremente os profissionais e serviços de sua preferência, constantes na Lista de Credenciados do Programa;

- os preços dos serviços prestados pela Rede de Credenciados estão estabelecidos na Tabela de Procedimentos e Preços Odontológicos do DAS/AJURIS;

- o credenciado não poderá cobrar tratamentos diretamente do associado, nem complementar honorários.

3. UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA ATRAVÉS DE REDE NÃO CREDENCIADA

Para a utilização desta modalidade, o associado poderá solicitar o reembolso das despesas realizadas, de acordo com a Tabela de Procedimentos e Preços Odontológicos do DAS, sendo o reembolso de 80% da referida tabela para procedimentos em geral e de 60% para procedimentos de implantodontia.

Para tanto será necessário encaminhar recibo/nota fiscal acompanhado de laudo do profissional, descrevendo todos os procedimentos realizados, possibilitando assim a analise correta.

4. COBERTURAS

Os valores estabelecidos para cada procedimento Odontológico, devido pela utilização dos recursos, estão previstos na Tabela de Procedimentos e Preços Odontológicos.

Todos os atos odontológicos terão seus valores fixados nessa tabela e os trabalhos que nela não constarem não serão levados em consideração, nem passíveis de pagamento ao credenciados ou de ressarcimento ao associado.

Consulta - Diagnóstico

Considera-se CONSULTA INICIAL a primeira consulta para exame, diagnóstico, preenchimento de fichas/documentos e plano de tratamento (orçamento).

Endodontia

Os tratamentos ou retratamentos endodônticos deverão ser comprovados com as radiografias dos dentes a serem tratados. Após a conclusão dos tratamentos, as radiografias iniciais e finais deverão ser encaminhadas pelo credenciado ao DAS/AJURIS, acompanhadas das respectivas Guias de Atendimentos e Cobranças GACs, por ocasião do pagamento.

Implantodontia

Estão cobertos a partir do mês de outubro/2006, Implantes Dentários, conforme previsto na Tabela de Procedimentos e Preços. Para realização de um implante é necessário ter gengivas saudáveis e um bom suporte ósseo, além de ter estruturas saudáveis.

Para realização de implante dentário será necessário que o Odontólogo realize inicialmente um exame minucioso (anamnese), exame radiográfico e/ou tomográfico, conforme o caso, a fim de avaliar as condições de saúde bucal e a estrutura óssea do paciente.

Odontopediatria

Nesta especialidade está prevista cobertura para consultas de adaptação, em até 3 (três) por paciente. Havendo necessidade de aumento do número de consultas de adaptação, o credenciado deverá justificar ao DAS/AJURIS, através de relatório, anexando-o à Guia de Atendimento e Cobrança, enviada para pagamento.

Haverá cobertura para aplicação tópica de flúor para associados e dependentes, de 6 (seis) em 6 (seis) meses. Para pacientes de risco, com manchas brancas ativas, serão cobertas aplicações de flúor (fluorterapia), de 4 (quatro) a 6 (seis) sessões mensais. Aplicação de selante terá cobertura em dentes molares e pré-molares.

Ortodontia

Serão cobertos tratamentos Ortodôndicos Interceptativos e Corretivos. Para todo tratamento Ortodôntico, será exigido o seguinte:

a) diagnóstico morfo-funcional do paciente;

b) tipo de aparelho a ser usado;

c) duração estimada do tratamento;

d) prognóstico.

A colocação de aparelho será liberada uma única vez ao beneficiário. Todo o aparelho danificado, ou quebrado será de inteira responsabilidade do paciente junto ao profissional.

Será liberada, para o mesmo beneficiário, a colocação de, no máximo, 02 (dois) aparelhos Interceptativos ou Preventivos e 01 (um) aparelho Corretivo , sem auxiliares (92.06.011-0).

Todos os tratamentos de Ortodontia Fixa e Removível deverão ser executados pelo especialista em Ortodontia, exceto para Placas de Pequenos Movimentos, que poderá ser executada pelo Odontopediatra.

As manutenções, tanto para Ortodontia Interceptativa ou Preventiva, quanto para Ortodontia Corretiva, têm prazo máximo de cobertura pelo Programa, entretanto, poderão ser prorrogadas em casos excepcionais e com a devida justificativa, por escrito, através de laudo do Ortodontista ao DAS/AJURIS.

Periodontia

Para a realização de Cirurgia Periodontal, deverá ser efetuada a apresentação das radiografias correspondentes, que deverão ser encaminhadas pelo credenciado ao DAS/AJURIS, acompanhadas das respectivas Guias de Atendimentos e Cobranças GACs, por ocasião do pagamento.

Prevenção em Saúde Bucal

Estão cobertas pelo Programa orientações sobre higienização bucal, de forma a prevenir a ação de agentes nocivos à saúde bucal e controlar o índice de placa bacteriana. As orientações consistem na evidenciação, motivação, orientação e treinamento de métodos de higiene bucal e sobre utilização de produtos, tais como cremes, escovas, fio, antissépticos, etc.

Próteses

Haverá cobertura para trabalhos de próteses, de acordo com a Tabela de Procedimentos e Preços da DAS/AJURIS. A reposição de prótese terá cobertura, após decorridos 5 (cinco) anos, quando a substituição ocorrer por necessidade clínica. Em casos, de perda ou extravio da segunda prótese, não haverá cobertura pelo DAS/ AJURIS.

Radiografias

As radiografias tiradas para realização de tratamentos deverão acompanhar as GACs e serem encaminhadas pelo credenciado ao DAS/AJURIS, acompanhadas das respectivas Guias de Atendimentos e Cobranças GACs, por ocasião do pagamento.

As radiografias mencionadas nos itens 92.10.004-0, 92.10.005-8, 92.10.006-6, 92.10.007-4, 92.10.008-2, 92.10.009-0, 92.10.010-4, 92.10.011-2, 92.10.012-0 e 92.10.013-9 da Tabela de Procedimentos e Preços Odontológicos só poderão ser realizadas por profissionais especializados e credenciados em radiologia.

Urgência / Emergência

Serão considerados como Urgências os atendimentos realizados em pronto-socorros especializados, em dias e horários extraordinários. Estão previstas coberturas para procedimentos considerados de Urgência/Emergência, de acordo com a Tabela de Procedimentos e Preços Odontológicos, independente de terem ou não a sua continuidade com o mesmo prestador de serviços.

5. PARTICIPAÇÃO DO ASSOCIADO

A AJURIS assumirá 80 % (oitenta por cento) das despesas, cabendo ao associado contribuir com 20 % (vinte por cento) sobre os valores dos recursos disponíveis no Programa, debitados diretamente em folha de pagamento. O percentual referente a despesas com Implantes, terão participação por parte do associado de 40%.

6. CARÊNCIAS

O Programa de Assistência Odontológica não possui carências.

7. ÁREAS DE ATENDIMENTOS SEM COBERTURAS

Trabalhos odontológicos com finalidade estética.



2012 © Ajuris - Associaçao dos Juízes do RS - Todos os direitos reservados. - Rua Celeste Gobbato, 81 - Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-160 Porto Alegre/RS - Brasil - Fone: (51) 3284.9100 - Fax: (51) 3211.5360 - E-mail: das@ajuris.org.br